domingo, 22 de março de 2015

Programa Raul Gil

destaque

Normalmente, os programas de auditório são muito parecidos, porém o grande diferencial são os apresentadores. Pode-se afirmar que o grande boom dos programas de auditório foi nos anos 80, quando estavam no ar Cassino do Chacrinha, Clube do Bolinha, Perdidos na Noite, Domingão do Faustão, Programa Flávio Cavalcanti, Programa Hebe, Programa Sílvio Santos, Programa J. Silvestre, Viva a Noite e Programa Raul Gil.

No caso de Raul Gil, seu programa já passou por diversas emissoras: TV Excelsior, TV Tupi, Rede Bandeirantes, na extinta Rede Manchete e Rede Record. Atualmente, ele está no SBT (esta é a sua segunda passagem pela emissora paulista, a primeira foi no início dos anos 80) desde 2010, sendo que o programa é apresentado nas tarde de sábado.
Quando Raul Gil estreou no SBT pela primeira vez, ele recebia um dos mais altos salários da TV na época (cerca de Cr$ 3 milhões, contando com salário e comissões). Além disso, ele era o substituto imediato de Silvio Santos em suas eventuais ausências.
Além das atrações do Programa Raul Gil, o apresentador aproveita para mostrar seu talento como cantor e soltar a voz. Afinal, ele adora cantar boleros, tendo inclusive, gravado discos, LPs e CDs. Aliás, Raul Gil começou sua carreira como calouro, e talvez seja por isso que ele dê tanta atenção aos calouros que participam do seu programa.
Um dos grandes destaques do seu programa é o corpo de jurados. Dois deles são fixos: José Messias (compositor, jornalista, músico, radialista, produtor e crítico musical) e Marly Marley (atriz, diretora de teatro e crítica musical). Os dois acompanham Raul Gil há muito tempo. Muitos outros jurados famosos já participaram do Programa Raul Gil, como Jorge Mascarenhas, Virgínia Lane, Daysi Lúcidi, Ary Toledo, Augusto Liberato (Gugu) e Nanci Gil, filha do animador.
Sempre impecavelmente vestido com um terno, Raul Gil já faz parte da história da televisão brasileira e tem seu nome inscrito entre os melhores apresentadores brasileiros.
Em time que está ganhando, não se mexe. Essa afirmação se encaixa muito bem quando o assunto é o Programa Raul Gil. Isto porque muitos quadros que ainda são mostrados em seu programa no SBT são sucesso há muito tempo. Vamos a alguns exemplos.
Você deve se lembrar do quadro “Pra quem você tiraria o chapéu?”, não é mesmo? Esse é um dos quadros mais tradicionais da TV. Nele, Raul Gil recebe convidados especiais que revelam se tiram ou não o chapéu para outras personalidades. Os convidados tem que dizer porque tiram ou não tiram o chapéu. Normalmente, as declarações dos convidados geram certa polêmica, principalmente se eles dizem algo de negativo sobre a personalidade que está oculta atrás do chapéu.
Como não falar no “Jogo do Banquinho”? Esse é um dos mais divertidos até hoje. Quem é que nunca cantou: "O Raul perguntou / você não acertou / pegue o seu banquinho / e saia de mansinho". Artistas são convidados para participar da gincana de adivinhação de palavras. Primeiro, eles fazem um número musical, depois sentam num banquinho e começa a brincadeira. Aí, o Raul Gil pergunta: eu quero uma comida que comece com a letra A. Os convidados então, em forma de revezamento (são dois grupos) começam a falar os nomes de comida com a letra A. As respostas podem ser aceitas ou não. Quem erra a resposta ou não se lembra de nenhuma palavra, tem uma chance, pois o Raul Gil dá 15 segundos para a pessoa pensar mais um pouco. Se o tempo acabar e o participante não der nenhuma resposta, aí ele pega o seu banquinho e sai de mansinho, como diz a letra da música. Quem fica até o final da brincadeira leva para casa um prêmio de R$ 2.000,00 (números atuais).
As crianças sempre fazem um enorme sucesso quando aparecem na televisão. No Programa Raul Gil não é diferente. Desde sempre me lembro de Raul Gil recebendo crianças para cantarem ou dançarem. Nessa hora, ele vira uma criança. E para conversar de igual para igual com as crianças, deita no chão e conversa com elas de joelhos. Grandes talentos mirins já foram revelados no Programa Raul Gil.
Outro clássico é o show de calouros de adultos. Muitos cantores já se apresentaram no palco do programa em busca de uma chance. Muitos talentos foram revelados e chegaram a emocionar a plateia e os jurados devido a sua qualidade musical.
Cartas e Cartazes também era um quadro que fez um enorme sucesso nos anos 80. Os cantores convidados ficavam escondidos atrás de um cartaz que reproduzia uma carta de baralho. O suspense só terminava quando Raul Gil anunciava quem era o grupo ou o cantor que estava escondido atrás da carta do baralho. Logo depois, ele apresentava um número musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *